quarta-feira, 18 de julho de 2012

Anatel proíbe Oi, Claro e Tim de vender serviços de dados e voz após reclamações


Foto: Reprodução Internet


Como estava sendo especulado, a Anatel suspendeu a venda de chips e serviços de dados e voz das operadoras Claro, Tim e Oi, após frequentes reclamações dos consumidores em relação aos serviços dessas empresas. As três representam 70% do mercado de telefonia do Brasil, com 179,4 milhões de acessos móveis. As informações foram dadas pelo órgão em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta (18), em Brasília. A medida vale a partir da próxima segunda-feira (23)

As punições são diferentes para cada operadora. A Tim está proibida de vender novas linhas em 18 estados mais o Distrito Federal: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhã, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins. A Oi terá as vendas suspensas em cinco: Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. Já a Claro, nos estados de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. A condição para quem retomem a comercialização é melhorar a qualidade do serviço oferecido. Um plano de investimentos para os próximos 12 meses, chamado de “Plano de Ação de Melhorias” deverá ser anunciado em até 30 dias. Caso descumpram esta medida cautelar, a multa será de R$ 200 mil por dia.

As três operadoras estão entre as empresas que mais recebem queixas dos consumidores, de acordo com dados do Procon-SP. A Claro é a terceira companhia mais reclamada de janeiro a 17 de julho deste ano, com 2.320 queixas. A TIM aparece em sexto lugar com 1.682 reclamações, e a Oi, em 11º, com 1.164 queixas. As ações das empresas operaram em queda na bolsa de valores durante a tarde desta quarta.

“Não se trata de multa, mas de a Anatel preservar uma situação, atuando preventivamente. A nossa intenção é de fazer um processo de ‘arrumação’ no mercado de telefonia”, disse o presidente da Anatel, João Rezende. Apesar da Vivo, Sercomtel e CTBC não terem sido proibidas de vender chips, elas também terão que entregar o “Plano de Ação de Melhoria” para as áreas em que atuam. Segundo o órgão, a decisão de hoje baseou-se em uma análise técnica dos últimos doze meses.

Fonte: blogs.ne10.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário